Exigimos medidas de resposta à pandemia

Exigimos medidas de resposta à pandemia

22/01/2021
Exigimos medidas de resposta à pandemia

> O Volt Portugal defende adopção de 9 medidas imediatas no combate à pandemia

> O elevado número de casos diários e um aumento da taxa de mortalidade de doentes covid-19 requerem uma abordagem com coragem pela vida dos portugueses

Perante o cenário crítico que o país atualmente atravessa, o Volt Portugal defende que se tomem ações imediatas no combate à pandemia, de forma a reduzir o número de casos e de contágios assim como o índice de transmissão o mais rapidamente possível. O Volt Portugal vem lamentar que as eleições presidenciais não tenham sido adiadas e estejam a ser realizadas durante a altura mais grave até hoje desta crise de saúde pública, excluindo milhares de Portugueses do seu direito constitucional ao voto. As propostas que o Volt apresenta são as seguintes:

  1. Requisição civil imediata do setor privado da saúde, de forma a aumentar a capacidade instalada de resposta para doentes não-covid. Num cenário extremo, o Volt defende que se recorra a hospitais privados para tratamentos e cirurgias que não possam ser adiadas, como cirurgias oncológicas. Desta forma aumenta-se a capacidade de resposta do SNS, reduzindo a carga de doentes, enquanto doentes não-covid não são deixados ao abandono.
  1. Obrigatoriedade de teste PcR negativo a qualquer indivíduo aquando da sua chegada a Portugal, e com ordem de isolamento profilático até à chegada do resultado.
  1. Extensão do período de votação das eleições presidenciais para Sábado e Domingo.
  1. Suspensão imediata de todos os eventos desportivos.
  1. Reforçar as equipas e o pessoal da área da saúde, recorrendo de forma mais  rápida a profissionais de licença e a reformados que ainda não tenham sido contactados. O Volt questiona se foi feito o possível neste sentido para recrutar mais rapidamente.
  1. Reforço das equipas para realização de inquéritos epidemiológicos com o objetivo de identificar os modos de transmissão e conter as cadeias de transmissão ativas. É necessário ainda o aumento da capacidade de testagem, reforçando os recursos humanos e materiais para o processamento dos testes. Defendemos que se olhe a boas práticas como o Reino Unido, que está a recorrer a tripulantes de aviação e militares para a realização de testes.
  1. Reforço dos meios que garantam a chegada a tempo dos apoios económicos e financeiros à população e empresas, tendo prioridade os setores mais afetados pela pandemia (turismo, restauração e cultura). 
  1. Reforço dos apoios a redes de solidariedade na distribuição de alimentos e outros bens essenciais à população mais carenciada.
  1. Aumento do controlo e da fiscalização no respeitante ao cumprimento das normas impostas pelo governo de contenção da pandemia.

O Volt Portugal considera urgente que a fiscalização efetiva das medidas já existentes seja efectivamente feita. As medidas apresentadas representam um confinamento mais duro, mas eficaz. A pressão insustentável que o Serviço Nacional de Saúde enfrenta, com o elevadíssimo número de casos diários e um aumento da taxa de mortalidade de doentes covid-19 nos últimos dias requerem uma abordagem com coragem pela vida dos portugueses.