Mais ambição no corte das emissões de CO2

Mais ambição no corte das emissões de CO2

10/9/2020, 12:00:00 PM
volt corte emissoes

O Parlamento Europeu (PE) aprovou um novo corte de 60% nas emissões de CO2 da União Europeia (UE) até 2030, aumentando a proposta da Comissão Europeia que previa reduzir as emissões em 55% relativamente aos níveis de 1990.

O Volt Europa defende um objetivo mais ambicioso. Nomeadamente, defende junto do Parlamento Europeu, atingir a neutralidade carbónica até 2040, com uma meta de 80% em 2030.

Embora a proposta aprovada no Parlamento Europeu esteja ainda abaixo das metas propostas pelo Volt, não deixamos de apoiar esta alteração, mas relembramos que qualquer proposta abaixo dos 66% falha os compromissos assumidos no acordo de Paris.

Além disso, o Volt defende uma estratégia de longo prazo para garantir o alcance da neutralidade carbónica em 2040, de forma a criar uma folga para o caso de outros países não cumprirem as metas de redução das emissões.
O objetivo é tornar mais resilientes e robustas as soluções de mitigação do impacto negativo do aquecimento global. Esta estratégia deverá assentar numa mistura de soluções tecnológicas e naturais, com especial ênfase na última, promovendo políticas de reflorestação e incentivos à agricultura sustentável e contribuindo ativamente para uma contínua captura e sequestração de carbono (CCS).

Para mais informações sobre as propostas do Volt Europa consulte o documento abaixo: