Parabéns irmão!

Parabéns irmão!

07/09/2022
Brasil

> O Volt Portugal felicita o Brasil e todos os cidadãos brasileiros pelos 200 anos de independência, marco histórico que se celebra hoje, dia 7 de setembro de 2022.

07/setembro/2022

Depois de 200 anos de independência, hoje o Brasil é uma nação com um papel importante em temas essenciais para o destino do planeta, na redução das desigualdades sociais, no acesso à educação e na luta contra preconceitos de cor, gênero, orientação sexual mas também na proteção dos povos indígenas e da biodiversidade, no combate às alterações climáticas, na segurança alimentar, entre muitos outros. 

O Brasil é um parceiro económico fundamental da UE com o qual Portugal deve ser um interlocutor privilegiado com esta maior economia da língua portuguesa. Seja através da língua e cultura, materializadas nas diásporas portuguesa e brasileira entre os dois países, a relação entre UE e Brasil deve traduzir-se por uma cooperação que nos aproxima nos objetivos de construir uma sociedade progressista, sustentável e socialmente justa entre ambos.

A comunidade brasileira já é a maior em Portugal e porventura a mais integrada no país. Da mesma forma, a comunidade portuguesa e de luso-descendentes no Brasil é a maior fora da Europa e muito bem recebida no Brasil. Ambas, têm contribuído substancialmente para o desenvolvimento destes países, seja através do empreendedorismo e investimentos em ambas economias, seja pela inovação cultural e social que representam neste espaço lusófono partilhado nos dois lados do Atlântico.

Coincidentemente, no ano do bicentenário da independência, e depois de 21 anos de ditadura militar e de mais de 37 anos de democracia, o país irá a eleições no dia 30 de outubro. O Volt Portugal tem observado com preocupação algum aproveitamento político da efeméride, assim como ameaças provenientes de setores anti-democráticos quanto ao respeito pelos resultados eleitorais. 

O Volt Europa deseja ao Brasil, que este aniversário seja também uma celebração do aprofundamento da sua democracia federal, verdadeiro símbolo da autodeterminação do povo brasileiro, 200 anos depois da independência. Que nestas eleições presidenciais, o Brasil e o seu povo, caloroso e amigo, consigam ainda mais reforçar o seu caminho pelo desenvolvimento económico e ambiental do país e no mundo.