Volt propõe solução única europeia para crise da inflação
Volt propõe solução única europeia para crise da inflação
07 julho 2022
Depois da semana em que os governadores dos bancos centrais da Zona Euro e a Presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, terem reunido em Sintra para discutir possíveis soluções para fazer face à inflação que a Europa enfrenta, num cenário de guerra na Ucrânia, o partido euro federalista Volt vem alertar sobre a necessidade de abrir portas à criação de Dívida Pública Europeia e da criação de um Orçamento da Zona Euro+, para munir a União Europeia de verdadeiras ferramentas macroeconómicas para enfrentar crises financeiras e económicas.
Ana Carvalho, a recém-eleita Co-Presidente do Volt Portugal relembra que Portugal e outros países da periferia da Europa sofreram com a crise das dívidas soberanas, numa altura em que a sua capacidade de pagar a sua dívida pública foi colocada em causa, com o medo do default a pairar nos mercados financeiros. “Na crise que enfrentamos hoje, se já existisse a emissão de Dívida Pública Europeia e um Orçamento da Zona Euro+, como o Volt defende, haveria mais instrumentos para combater a inflação e evitar uma recessão.”, argumenta a engenheira de 26 anos.
“É impressionante o quão pouco evoluímos na arquitetura financeira e monetária da UE desde a crise das dívidas soberanas.”, acrescenta Duarte Costa, também Co-Presidente do Volt. “A União Bancária foi um marco importante, nomeadamente com a garantia de depósitos e a criação da zona SEPA, mas continuamos com a falha grotesca de não conseguir munir a UE de uma política fiscal comum capaz de contrabalançar choques macroeconómicos. A política monetária, já hoje aplicada pelo BCE, não é suficiente para reagir aos choques económicos na Zona Euro.”
O Orçamento da Zona Euro+ proposto pelo Volt incluiria todos os países pertencentes à Zona Euro, assim como os restantes estados-membros da UE que quisessem aderir voluntariamente, partilhando assim de políticas fiscais comuns. Este orçamento teria recursos próprios e uma dimensão apropriada para a economia da Zona Euro. Não podemos continuar a esperar que o BCE sozinho, seja capaz de fazer frente a todas as crises económicas e financeiras.
Ana Carvalho e Duarte Costa foram eleitos no dia 26 de junho, assumindo uma liderança enquanto Co-Presidentes do Volt Portugal, aproximando assim a estrutura do capítulo nacional do Volt à do Volt Europa. São membros integrantes desta nova Comissão Política Nacional Yannick Schade (Secretário-Geral), André Eira (Tesoureiro) e os vogais Cátia Geraldes, Inês Reis dos Santos, Pedro Malheiro, Ralf Medernach, Silke Jellen, Susana Carneiro, Tânia Girão, Tiago Silva e Vítor Moreira, apresentando assim a primeira Comissão Política Nacional paritária em género.