EU e a Política: Das Europeias de 2019 às Europeias de 2024

Precisamos de uma UE mais forte, mais democrática e que seja uma potência no mundo, de forma a que tenha um impacto positivo no continente e no mundo

22 de mar de 2024
Yannick Schade

O meu nome é Yannick Schade e tenho 23 anos. Sou são-brasense, mas cresci no concelho de Olhão. Sou membro do Volt Portugal desde a sua fundação.

Desde tenra idade que fui exposto à política. O meu pai foi fundamental para essa exposição, uma vez que tem uma grande paixão pela história, que me fez perceber o impacto que a política tem nos eventos históricos. Uma frase que ele partilhou comigo marcou-me desde a minha adolescência: “O preço que os homens bons pagam pela indiferença em relação aos assuntos públicos é serem governados por homens maus”.

Em 2018, juntei-me ao Volt. Na altura, não sabia o que defendia nenhum partido político em Portugal. No entanto, sentindo a pressão de ter de votar no futuro, comecei a pesquisar mais sobre política e, por acaso, encontrei o Volt. Tendo raízes alemãs e sendo português, senti sempre uma ligação forte a ambos os países. Por isso, faz sentido para mim a ideia de uma Europa mais unida.

Foi esta mensagem do Volt, que me fez clicar no botão roxo de “Junta-te a nós” no site do Volt Europa.

Aquela frase, que o meu pai referiu várias vezes, tornou-se muito real para mim, quando votei pela primeira vez na minha vida. Fi-lo nas eleições para o Parlamento Europeu de 2019, nas quais apenas 30% dos eleitores portugueses votaram. Isto fez-me perceber que as pessoas que votaram decidiram, efetivamente, as vidas de toda a população europeia para os cinco anos seguintes. E fez-me perceber também o quão importante é a participação dos cidadãos na política para evitar que poucos tomem o controlo das nossas vidas.

Desde essas eleições, tornei-me mais ativo no Volt, primeiro em cargos funcionais, depois em várias campanhas eleitorais portuguesas. Mais recentemente, fui o cabeça-de-lista do círculo eleitoral de Faro nas eleições Legislativas de 2024. Atualmente, sou secretário-geral do Volt Portugal e acredito que a melhor forma de não pagar esse preço da indiferença é trabalhar na campanha do Volt às eleições europeias de 2024 e todas as que ainda estarão para vir. Todos precisamos de uma UE que funcione melhor, que seja capaz de proteger os nossos direitos e melhorar as nossas vidas, e acredito que é necessário que todos nos envolvamos na política para o conseguirmos. Precisamos de uma UE mais forte, mais democrática e que seja uma potência no mundo, de forma a que tenha um impacto positivo no continente e no mundo.

Artigo de Opinião

Escrito por Yannick Schade, membro do Volt Portugal, e publicado no Postal em 22 de março de 2024